sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Valeu a pena a travessia?

"Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois.

Pela vaga de fundo se sumiu o futuro histórico da minha classe, no fundo deste mar, encontrareis tesouros recuperados, de mim que estou a chegar do lado de lá para ir convosco. Tesouros infindáveis que vos trago de longe e que são vossos, o meu canto e a palavra, o meu sonho é a luz que vem do fim do mundo, dos vossos antepassados que ainda não nasceram. A minha arte é estar aqui convosco e ser-vos alimento e companhia na viagem para estar aqui de vez."

José Mário Branco.
FMI

sábado, 6 de dezembro de 2008

Durante a noite...

Comecou a nevar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dias dos Obrigados e Sexta-Feiras Negras!

Tem sido cada vez menos habito escrever. E cada vez mais dificil, especialmente porque o meu teclado pifou, e so me resta o teclado emprestado e americanado da Dell. Tudo o que escrever doravante nao estara em portugues muito correcto. A acentuacao foi-se de vez ate que volte a costa portuguesa. Com teclado americano vou-vos contar entao como passei uma quadra americanada.

Nao houve peru para mim. Houve trabalho, sem cantina, porque a entidade CSHL estava encerrada para ferias. Houve por isso alguma fomeca durante o dia, com um jantar num sitio manhoso, dos poucos abertos em dia de thanksgiving, em amena cavaqueira com um russo e um chines tambem desterrados das tradicoes yankees. E foi assim, sem mais brilho que isto. Este seria um dia para passar em familia, com as pachorrentices inerentes a uma bela consoada e ao belo dia de Natal. Mas, a falta de melhor, achei que posso bem esperar pelo belo bacalhau e pelo cabrito e outras comezainas dessas boas e sem molhos doces. Que se lixe o peru. O que me faz falta mesmo e o pao, especialmente o de Janas, com boa manteiga com sal!

No dia seguinte, e para nao morrer de fome (a cantina continuava fechada), fui a cidade. A Black Friday significou que havia muitas pessoas as compras, aproveitando os descontos miseraveis para estoirarem o credito e injectarem nheirinho na economia ca deles, que tao necessitada anda. Nada de mais e apenas isso. Uma confusao dentro das lojas, mas nao tanto noutros sitios. Acabei por ir ver uma peca ao New York Workshop Theater, O Grande Inquisidor, de F. Dostoievski, numa encenacao original de Peter Brook. Peter Brook foi o chamariz e o texto nao se revelou nada mau. Cristo retorna a terra, a Sevilha, nos tempos da inquisicao e e mandado prender por um inquisidor por fazer 'milages'. O resto e monologo bom do inquisidor, cheio de boas perguntas. O salvador esse, nao abre a boca. De palavras esta o mundo cheio, nao?

A noite fui ter com uns amigos portugueses, acabei por dormir em NY e passei o dia seguinte com eles em Williamsburgh, ao frio, e com momentos de grandiosas paisagens. Antes de voltar a casa ainda fui aos saldos das Macys. As nove da noite a maralha ja tinha assentado arraiais noutro sitio, o ambiente estava mais tranquilo. Comprei dois pares de calcas que me fazem falta.

Isto sao os meus happy days. Ooooh sooo wonderfull!... ja diria a Winnie.
Agora, se quiserem ver uma coisa interessante, cliquem aqui.