segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Viva o Buda!



No sábado que passou visitei brevemente a zona asiática de Queens, Flushing, e tive um jantarzinho num restaurante asiático-kosher-vegetariano.

Que o restaurante seja asiático e vegetariano, não traz grande admiração. Que ele seja kosher e vegetariano, também não. Agora, a mistura destas três coisas é que traz água no bico. à primeira vista não se nota grande diferença entre o típico restaurante chinoca que se encontra em portugal e este lá para os lados de queens. As cadeiras a imitar pau de cerejeira, as mesas redondas com aquela coisa que roda ("lazy susan"), os empregados atarefados e o cheiro a chinês. Mas há um pequeno detalhe no menú. Tudo, mas mesmo tudo naquele restaurante é vegetariano. Até os pratos de galinha, peixe, camarões, porco, vaca, cabrito... Tudo vegetariano. De facto o que comi sabia a carne e a textura era relativamente parecida. Mas no final, não passava de um conjunto elaborado de artifícios de soja, tofus e todas as outras coisas que essa gente gosta de comer, preparados com mestria necessária de quem sabe enganar os sentidos.

Nunca me tinha sentido tão incrédulo num restaurante (e talvez desencorajado) a escolher o que comer. Nunca um menu me causou tanta confusão. Considero-me até corajoso nestas coisas, não me importava de experimentar partes de animais do arco da velha, crus ou cozidos, e outras coisas nojentas, se de facto forem boas... mas, comer uma coisa que não o é e assumidamente é especial por não ser aquilo que diz ser... causa certa confusão.

O facto é que a comida sabe bem, vá-se lá saber como é que eles arranjam aqueles sabores. E é divertido ver os vegetarianos puros e duros a lambuzarem-se, todos contentes por finalmente comerem coisas com algum sabor a comida que se preze, sem terem de retraír o carapuço de amigo dos animais. E tudo isto graças ao Buda e aos seus monges que incapazes de fazer mal a um bichinho que seja não deixaram de comer o seu cabritito, mesmo que feito de sementes de soja!

As coisas que se encontram nesta cidade!

1 comentário:

Anónimo disse...

ui ui!
A peni ia adorar!